Você já ouviu falar sobre culinária infantil? Esta é uma ótima atividade para proporcionar interação com os pequenos. Confira dicas!
À medida que as crianças vão crescendo e se tornando mais independentes, é natural que elas passem menos tempo com os adultos. Afinal, agora elas já conseguem comer, se vestir, tomar banho e fazer outras tarefas do dia a dia por conta própria. Nessa hora, é importante pensar em novas atividades que vocês possam fazer juntos. Uma opção interessante é a culinária infantil.
Ensinar a cozinhar é uma ótima maneira de interagir com os pequenos, além de uma excelente oportunidade de educá-los em diversos outros assuntos. Continue a leitura e veja como a culinária pode ajudar no desenvolvimento das crianças e conheça 2 receitas básicas para preparar com elas!
Por que a culinária infantil?
Pode começar como uma mera desculpa para passar mais tempo com os filhos, mas levar a criançada para a cozinha pode trazer muitos benefícios tanto para o relacionamento familiar quanto em termos pedagógicos.
Quando a criança participa do preparo da comida, ela pode estar mais aberta a experimentar novos sabores. Conhecer o aroma e o gosto de cada ingrediente torna-se parte da brincadeira, na medida em que desperta a curiosidade natural das crianças. Dessa maneira, ela irá crescer com um paladar mais eclético e terá mais chances de manter uma alimentação saudável no futuro.
Um outro argumento em favor da culinária com as crianças está na oportunidade de conversar com elas sobre a origem dos alimentos. Elas aprendem que o leite não vem da caixinha, que as frutas, verduras e legumes precisam da terra, da água e da luz sol. Essa reconexão das crianças com a natureza também favorece sua preferência por alimentos mais saudáveis.
Além disso, a cozinha é um ótimo lugar para ensinar seu filho a ter cuidado ao redor de utensílios perigosos e a dominar uma habilidade básica para a vida adulta: ser responsável pela sua própria alimentação. Sem contar que os pequenos aprendem a dar mais valor ao que têm por perceberem o esforço da família em cuidar deles.
Vamos pôr em prática?
É importante começar com receitas simples para instigar a curiosidade das crianças e deixá-las mais à vontade na cozinha. Acompanhe abaixo alguns exemplos interessantes que podem ser usados na culinária infantil:
Danoninho caseiro
Ingredientes:
- morangos;
- 1 pacote de gelatina incolor e sem sabor;
- 1 pote de iogurte natural;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 colher (sopa) biomassa de banana verde.
Preparo:
Bata os morangos, o iogurte, o mel e a biomassa no liquidificador. Reserve.
Dissolva a gelatina e adicione-a à mistura.
Encha as forminhas e coloque-as na geladeira por cerca de 3 horas.
Panquecas
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de leite;
- 2 ovos;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de óleo;
- 1 colher (café) rasa de sal.
Preparo:
Bata o leite, os ovos, a farinha, o óleo e o sal no liquidificador.
Derreta um pouco de manteiga na frigideira e coloque um pouco da massa.
Depois de dois minutos (aproximadamente) vire a panqueca para dourar o outro lado.
Faça isso até acabar a massa.
Você pode rechear as panquecas com carne moída, frango desfiado ou legumes variados.
Para deixar o prato mais divertido, adicione 2 xícaras de cenoura, beterraba ou espinafre na receita e faça panquecas coloridas!
Cozinhar é um processo ativo. Por meio da culinária infantil, a criança está aprendendo uma nova habilidade, conversando e interagindo com seus familiares. E, no final, todos podem saborear um delicioso prato.
Gostou das receitas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e incentive outras famílias a cozinharem com seus filhos!
Fonte: Escola da Inteligência